May 23, 2023

3 min read

5 maneiras de construir uma boa relação com sua host mom

Sua host mom provavelmente terá um papel importante durante sua experiência como au pair nos EUA. Ela poderá ser uma grande aliada, dando o acolhimento e as orientações necessárias para você aproveitar a vida de au pair ao máximo.

Preparamos 5 dicas valiosas para ajudar você a construir o melhor e relacionamento possível e criar fortes vínculos com sua host mom.

1. Crie vínculos quanto antes

Você pode e deve começar a construir uma boa relação com sua host mom quanto antes, já no processo de seleção e entrevista! Aproveite os primeiros contatos com a host family, para conversar sobre diversos assuntos, inclusive sobre tópicos que ajudem você a conhecer melhor sua host mom.

Após fechar o match com uma host family, pode levar semanas ou meses até você chegar aos EUA e conhecê-los pessoalmente. Durante este período, é importante vocês manterem contato. Continue falando com sua host family, principalmente com sua host mom. Garanto que este esforço não será em vão, afinal quando se encontrarem pela primeira vez, terão a sensação de que já se conheciam antes, como se fossem grandes amigos.

2. Fale abertamente e seja honesta

Quando estiver morando com sua host family nos EUA, procure sempre conversar e falar como as coisas estão indo. Seja em conversas previamente agendadas ou em bate papos informais, diga como se sente e se há algo a ser melhorado. Também é importante estar aberta para ouvir o que seus host parents têm a dizer, inclusive sugestões e críticas construtivas.

Diga sempre a verdade, independentemente de qualquer coisa. Sinceridade gera confiança, a base de um bom relacionamento.

3. Informe seus planos com antecedência

Sua principal responsabilidade como au pair é cuidar de suas host kids. Porém, você terá tempo livre suficiente para fazer seus cursos, viajar com seus amigos e muito mais!

Toda au pair tem direito a folgas, no entanto, é importante combinar com seus host parents o período de férias e os horários das aulas previamente, para não interferirem nas rotinas das crianças. Faça isso quanto antes!

É sempre bom informar a host family sobre seus planos com antecedência, para poderem se programar e buscar ajuda complementar para cuidar das crianças, se necessário. Por que é importante se programar com antecedência? As host families se preocupam com o bem-estar e segurança da au pair e ficarão mais tranquilos de saber seus planos com antecedência.

4. Seja grata

Sabe aqueles pequenos gestos da sua host mom que fazem toda a diferença? Como trazer seu lanche preferido do supermercado? Ajudar você a encontrar suas aulas de interesse nos sites das universidades? Fazer você se sentir melhor quando bater aquela saudade de casa? Agradeça estes momentos. Um simples obrigada, um cartão ou mensagem de agradecimento, geram um grande impacto. A gratidão é contagiante, não se surpreenda se sua host mom também começar a agradecer por tudo que fizer pela sua host family.

5. Divirtam-se

Outra dica para um bom relacionamento é a capacidade de se divertirem juntas, e há muitas maneiras de fazer isso com sua host mom! Sempre que possível, façam algo que gostem: um passeio, assistir à série preferida da Netflix, cozinhar o prato favorito das duas. Não é preciso nada mirabolante, pode ser uma simples ida à academia, ou um café, o importante é terem um momento só de vocês. Utilizem conversation cards para se conhecerem melhor. Dancem na cozinha. Momentos de diversão e boas risadas só fortalecerão o vínculo entre vocês!

Todos os relacionamentos têm seus altos e baixos. Criar um vínculo quanto antes, ter uma boa comunicação, informar seus planos com antecedência, agradecer e se divertir, ajudará você a ter uma ótima relação com sua host mom.